segunda-feira, 17 de junho de 2013

ACUPUNTURA AURICULAR


A acupuntura auricular, assim como a acupuntura tradicional, permite que o corpo possa restaurar seu equilíbrio natural de energia melhorando o bem estar geral do paciente.
É muito utilizada como método de tratamento complementar na redução do estresse, ansiedade, controle da dor, regulação da pressão arterial, dentre muitas outras aplicações.

Regularmente aplicada com agulhas, por profissional capacitado, pode também ser efetuada com sementes, esferas de aço e outros materiais que causem estímulo em pontos específicos do pavilhão auricular.

Inicialmente desenvolvida pelo médico francês, dr. Paul Nogier, que a denominou Auriculoterapia, esta técnica se difundiu também para o oriente, onde encontrou na MedicinaTradicional Chinesa fundamentação e semelhança, fazendo com que vários pesquisadores passassem a estudá-la na busca de novos pontos e novas formas de aplicá-la. Estes pontos foram mapeados e hoje existem vários mapas deste microssistema, amplamente utilizados por terapeutas desta área.




A descoberta de Paul Nogier se deu quando, por volta de 1950, médicos da região de Sion, na França, começaram a receber pacientes com cauterizações no pavilhão auricular. Nogier e outros médicos notaram que estes pacientes apresentavam melhora significativa em dores da coluna, o que os intrigou e os levou a aprofundarem suas pesquisas sobre o assunto. Passaram então a utilizar o método em outros acometimentos de saúde com muito sucesso.

O tratamento

O tratamento com a Auriculoterapia pode ser realizado em consultório, com agulhas de acupuntura, que devem ser posicionadas nos pontos relacionados à parte do corpo a ser tratada. Assim como o tratamento com a Acupuntura tradicional, o estímulo deve ser mantido durante 20 minutos. Pode ser também utilizada a eletroacupuntura para um estímulo de maior intensidade.

Acupuntura auricular com agulhas (foto: internet)


Para pacientes menos resistentes à dor ou que tenham algum receio da utilização das agulhas tradicionais pode-se também utilizar a laserterapia, estimulando-se cada ponto por alguns segundos durante o tratamento em consultório. Pode-se também realizar o estímulo com sementes, esferas e outros (como já mencionado anteriormente), sendo que, neste caso, o paciente permanecerá com o veículo de estimulação após a consulta, sendo necessário pressionar a região de cada ponto de 4 a 6 vezes ao dia, durante período estipulado pelo terapeuta.

Auriculoterapia com sementes



Texto: Dra.Marcia Rodrigues - Fisioterapeuta Acupunturista