terça-feira, 9 de junho de 2015

A CONSTITUIÇÃO DOS 5 ELEMENTOS - O INDIVÍDUO FOGO

Nossa constituição física fala muito de nós. Na Medicina Tradicional Chinesa são identificados 5 morfologias básicas que podem nos revelar nossas características, qualidades e fragilidades. Estas morfologias estão ligadas aos 5 elementos: FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA. 


O ELEMENTO FOGO





A essência do elemento Fogo para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é representada pelo espírito, consciência e a experiência de se sentir uno por toda a vida. Simboliza a afeição, amor e alegria. Nossa comunicação e expressão de ideias e sentimentos dependem do elemento fogo. Em relação aos fenômenos naturais, representa a atividade, ascensão, expansão e desenvolvimento.



O elemento Fogo na MTC está ligado ao órgão Coração (Xin), responsável pela regulação e circulação do Sangue ( Xue ), pelos Vasos Sanguíneos(Xue Mai) e por abrigar e armazenar a Mente (Shen).

Manifesta-se na face e abre-se na língua.


A morfologia da constituição Fogo apresenta-se da seguinte maneira: rosto magro, fino e pequeno, com traços pontiagudos na cabeça, nariz e boca; pele avermelhada; cabelos enrolados ou escassos; dentes amplos e largos queixo pontiagudo; cabeça pequena; músculos dos ombros, dorso, coxas e quadris bem desenvolvidos; mãos e pés pequenos; as mãos são miúdas, os dedos muito mais longos que a palma, dedos finos e ágeis, os dedos afastam-se amplamente, a polpa da palma da mão é avermelhada; quando caminham são rápidos e enérgicos, porém pisam no chão delicadamente sem fazer ruídos e balançam seu corpo; ficam saudáveis no verão e na primavera, mas adoecem facilmente no outono e inverno.

Em equilíbrio, os indivíduos do tipo Fogo são grandes comunicadores, expressivos tanto nas emoções quanto em suas ideias, otimistas, extrovertidos, idealistas, espontâneos, sociáveis, carismáticos, flexíveis e afetuosos.

Na polaridade Yang da constituição Fogo, certas características se manifestam, como: agitado demais, dificuldade em focar, invasivo, excitado em excesso, temperamento expansivo, excessivo entusiasmo, loquaz, socialmente e sexualmente hiperativo, tendência a esgotar suas reservas energéticas se sentido exausto e deprimido.

A polaridade Yin possui as características: vive no mundo dos sonhos e imaginação, indivíduo sério, por vezes triste e melancólico, desinteressado pelos relacionamentos, sensação de solidão e de não conseguir amar e ser amado.

As pessoas do elemento Fogo possuem mais dificuldade em lidar com o sentimento de rejeição que as de outros elementos, gerando questões que permeiam sua vida como: amor e calor humano, proximidade e intimidade, alegria, clareza e confusão, inconstância emocional. 
Os indivíduos fogo podem oscilar entre dois extremos dentro de cinco padrões comportamentais em relação a esta dificuldade: 

1) compulsivamente alegre/ miserável; 
2) excessivamente sociável e aberto/ isolado e fechado; 
3) hilário/ sério; 
4) excessivamente vulnerável/ excessivamente protegido; 
5) monótono/ instável.

Em relação à personalidade as pessoas do tipo Fogo são comunicativas, rápidas, gostam de elegância, claras na análise, corajosas, ousadas, ativas, despreocupadas com bens materiais, ansiosos, irascíveis, desconfiadas e frequentemente preocupadas.

As pessoas governadas pelo elemento do fogo indicarão qualidades acima da média da liderança; são decisivas e certas disso. Têm a capacidade máxima permitida pelo seu potencial, motivando as pessoas e a trazer ideias porque naturalmente serão mais agressivas e positivas do que os outros.

Adoram a aventura e inovação, tenderão a fazer exame prontamente a ideias novas e brilhantes e tentarão dominar outros com a sua criatividade e originalidade. Não temem riscos e não gostam de se manter sem movimento nem sem explorar novos horizontes.

São dados à ação e ao discurso dinâmico, entretanto, tendem a manter uma rédea curta nas suas emoções enquanto a sua ambição e força podem amplificar o seu egoísmo e torna-los impacientes quando os seus desejos não são gratificados. Uma pessoa do fogo poderá tentar atingir os seus objetivos pela força ou pela violência, mas poderá encontrar a oposição e o perigo.

Têm todos os pré-requisitos dos vencedores de alto calibre. São muito simpáticos e ouvem os outros antes de fazer a análise da ação. Devem cultivar as qualidades de um bom ouvinte e controlar as suas tendências impulsivas. Muitas destas pessoas tendem também a ser demasiado faladoras.

Como o seu elemento, o fogo, extraem constantemente dos outros o seu calor e brilho. Podem beneficiar extremamente aqueles que procuram a sua companhia mas as pessoas do fogo podem também ser destrutivas e causar bastante danos quando não controlam e não dirigem as suas energias corretamente.

(Fonte: https://alankornin.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário