quarta-feira, 22 de julho de 2015

BENEFÍCIOS DAS VENTOSAS CHINESAS


Quando se fala em Medicina Tradicional Chinesa, normalmente, pensa-se apenas em acupuntura e ervas naturais como remédios de cura. A ventosaterapia é um tratamento menos conhecido que também faz parte da medicina Oriental e que pode proporcionar uma experiência especialmente agradável. Uma das primeiras documentações do uso de ventosas pode ser encontrada no trabalho entitulado "Um Manual de Prescrições para Emergências", que foi escrito por um fitoterapeuta taoísta chamado Ge Hong e que data de em torno de  300 AC. 

Ventosaterapia é o termo aplicado a uma técnica que utiliza pequenos copos de vidro, plástico ou bambu como dispositivos de sucção que são colocados na pele. Existem várias maneiras que um praticante criar a sucção nos copos. Um dos métodos envolve colocar um pequeno pedaço de algodão com álcool no fundo do copo, acendendo-o e, em seguida, colocar o copo imediatamente contra a pele. A sucção também pode ser criada, colocando um copo invertido sobre uma pequena chama, ou usando uma almofada de algodão embebido em álcool sobre um material isolante (como o couro) para proteger a pele e, em seguida acender a almofada e colocar um copo vazio sobre a chama até extingui-lo. Chamas nunca são utilizadas perto da pele, mas sim apenas são usadas como um meio de criar o calor que faz a sucção dentro dos pequenos copos. 


Uma vez que a sucção tenha ocorrido, os copos podem ser movidos suavemente através da pele (frequentemente denominada "ventosa deslizante"). A sucção nos copos faz com que a pele e a camada de músculo superficial seja ligeiramente puxada para dentro do copo. A sucção da ventosa é muito parecida com a sensação da massagem - em vez de aplicar pressão para nos músculos, ela usa uma leve pressão para puxá-los para cima. Para a maioria dos pacientes, isso é uma sensação particularmente relaxante e de alívio muscular. Uma vez aspirados, os copos são geralmente deixados no local por cerca de dez minutos, enquanto o paciente relaxa. Isto é ligeiramente parecido com o Tui Na, uma técnica de massagem tradicional chinesa que tem como alvo os pontos de acupuntura, assim como partes do corpo dolorosas, e é bem conhecida por proporcionar alívio através de pressão. 


Geralmente, a ventosaterapia é combinada com um tratamento de acupuntura, mas também pode ser utilizada isoladamente. A sucção e a pressão negativa fornecida pelas ventosas podem soltar os músculos, incentivar o fluxo de sangue, e sedar o sistema nervoso (o que o torna um excelente tratamento para pressão alta). As ventosas podem ser usadas para aliviar dores de pescoço e costas, rigidez muscular, ansiedade, fadiga, enxaquecas, reumatismo e até mesmo a celulite. Para perda de peso e tratamentos de celulite, pode ser aplicado um óleo para a pele, e, em seguida, os copos são movidos para cima e para baixo a área circundante. 

Como no Shiatsu, as ventosas podem ser deslizadas ao longo das linhas dos meridianos de acupuntura. Há cinco linhas de meridianos nas costas, e estas são onde os copos são normalmente colocados. Utilizando estes ponto pode-se ajudar a equilibrar e regularizar o qi (energia vital), bem como atuar em outros acometimentos. Ao deslizar as ventosas na direção do fluxo de energia dos meridianos, ocorre uma liberação da energia destes canais - os caminhos através dos quais a energia da vida flui livremente por todo o corpo, por todos os tecidos e órgãos, assim proporcionando equilíbrio e facilitando o fluxo de qi

A ventosaterapia é uma das melhores terapias de tecidos profundos disponíveis. As toxinas podem ser liberadas, os bloqueios de energia podem ser desfeitos, e veias e artérias se abrem para melhorar o fluxo sanguíneo local. Este tratamento também é valioso para os pulmões e proporciona a limpeza do congestionamento de um resfriado comum ou ajuda a controlar a asma. Na verdade, as condições respiratórias são uma das doenças mais comuns nas quais se utiliza a ventosaterapia. Há três mil anos atrás, na mais antiga documentação Chinesa sobre ventosas, sabe-se que o tratamento era recomendado para o tratamento da tuberculose pulmonar.

(fonte: http://www.pacificcollege.edu/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário