terça-feira, 28 de julho de 2015

YIN E YANG




"Quando as pessoas vêem as coisas belas, a feiura é criada.
Quando as pessoas vêem as coisas como bem, o mal é criado.
Ser e não ser produzem um ao outro.
Complementam-se e opõem-se entre si.
Longo e curto definem um ao outro.
Alto e baixo se opõem.
Para frente e para trás seguem um ao 
outro ".- Dao De Jing




Um dos princípios orientadores na medicina chinesa é o conceito do yin e do yang. Embora não seja necessariamente uma ideia complexa, o conceito pode confundir os pacientes e às vezes até seus praticantes. Yin e yang são opostos fundamentais e, no entanto, entre as duas extremidades do espectro, yin e yang são as forças dinâmicas, criativas e interdependentes sobre as quais toda a saúde, de acordo com a medicina chinesa, depende. 

Classicamente, a primeira menção do yin e yang descreve o YIN como "o lado sombrio da colina", e o YANG como "o lado ensolarado." Através deste conceito considera-se que yin corresponde a todas as coisas escuras, densas, frias e estáticas, enquanto yang corresponde a todas as coisas brilhantes, ocas, quentes e em movimento. Se fôssemos deixar por isso mesmo yin e yang seriam categorias básicas para que pudéssemos dividir o todo do universo, mas como todos sabemos, o universo não é assim, e certamente, também não o é nosso corpo. Tomemos por exemplo um período de 24 horas. Nós podemos facilmente associar a parte yang do dia com manhã e as horas de luz do dia. Da mesma forma, tarde e noite poderia ser consideradas yin. Mas quando nós quebramos o dia em horas específicas, como é que vamos categorizar o amanhecer? Ou o anoitecer? A luz ou a escuridão nestas horas não podem ser consideradas estritamente escuro ou claro, yin ou yang. É aqui onde a beleza do conceito nasce. Nas horas em que está escuro e a luz está apenas começando a emergir, vemos o yang dentro do yin. E onde a luz do dia começa a desvanecer-se e o céu escurece, vemos o yin dentro do yang. Este aprofundamento da ideia de yin e yang pode ser transposto para toda a criação. Como a citação acima sugere, onde há escuridão, há luz - onde parece que não são opostos, estão variando apenas o grau de um dentro do outro.

O que isso significa para o nosso corpo, a nossa saúde? Cada doença, desde o resfriado comum à condição autoimune mais complexa, pode (e alguns argumentam que deve) ser visto através da lente do yin e do yang. Condições como esta se manifestam no corpo e estão em um estado constante de equilíbrio relativo e interdependente entre o yin e o yang. Yin e yang na medicina chinesa existem em dinâmicas relacionadas, e, compreender a forma como essas dinâmicas funcionam no corpo de um indivíduo ajuda o praticante acupunturista a agir onde o equilíbrio precisa ser restaurado. Idealmente, o yin e o yang estariam em perfeito equilíbrio em nosso corpo. Yin e yang não podem existir um sem o outro - a tentativa de equilíbrio natural de nosso organismo provoca os calafrios e sudorese que vêm durante uma febre, ou mesmo a necessidade de sono depois de um dia longo e ativo. Eles existem para completar, harmonizar e apoiar um aos outro e cada função em nosso corpo, do bater do nosso coração à nossa digestão existe o equilíbrio entre o yin e o yang. 

Podemos dividir nosso corpo em partes yin e partes yang. O topo da cabeça é mais yang do que os nossos pés. A pele é mais yang do que os nossos órgãos. Esta divisão considera que alguns órgãos são yin, como o nosso fígado e os rins, e que outros são yang, como o nosso estômago e intestinos. Você consegue adivinhar por quê? Os órgãos yin são sólidos e os yang são ocos e assim por diante, dando sentido a cada parte da nossa fisiologia para que possamos ter uma maneira de estudar e equilibrar os estados em constante evolução de nossos corpos.

Yin e yang são um reflexo do mundo em torno de nós. Como a natureza tem estações de calor e frio, escuridão e luz, assim também funcionam nossos corpos. Ciente destas mudanças no ambiente ao nosso redor nos ajuda a entender a mudança "estações" em nós mesmos. Você pode notar em que climas você se sente mais saudável, mais vibrante, e em qual deles você deve se prevenir para não adoecer. Observe como o seu corpo responde a alimentos frios, alimentos picantes, ou a doces. A natureza yin-yang de tudo ao nosso redor pode nos dar ideia sobre o equilíbrio yin-yang em nós mesmos. Todas as pistas para a nossa saúde estão dentro de nós, só temos que entrar em sintonia com elas para saber o que é necessário.

(Por Toby Helmstetter, laca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário