segunda-feira, 31 de agosto de 2015

EFEITO NOCEBO - O PODER DO PENSAMENTO NEGATIVO

Os cientistas descobriram alguns mecanismos do denominado “efeito placebo”, a capacidade que tem algumas pessoas para curar um transtorno ou aliviar uma dor tomando um medicamento ou recorrendo a uma terapia, inócua e sem eficácia, porque creem nos benefícios do dito tratamento.


Uma equipe de neurologistas da Universidade de Michigan (EUA), liderada pelo investigador David J. Scott, descobriu que, quando uma pessoa crê que vai tomar um medicamento eficaz, em seu cérebro é ativada uma região relacionada com a habilidade de experimentar um benefício ou uma recompensa e secreta uma substância denominada dopamina, que produz um efeito analgésico.
Contudo, esse mesmo poder do cérebro humano para induzir uma cura ou um alívio físico a partir de um pensamento positivo, tem seu lado contrário: o menos conhecido e pouco investigado “EFEITO NOCEBO”, que são os eventos adversos produzidos pelas expectativas negativas presentes na mente do paciente, de que sua terapia não funcionará ou ainda, lhe será prejudicial.

Por exemplo, alguns pacientes com câncer começam a sentir fortes náuseas quando entram nas salas em que serão tratados com quimioterapia porque entendem, em nível inconsciente, que sentirão essas náuseas depois. Se um paciente é diagnosticado com uma leve constrição da artéria carótida, quando se sente tonto, sempre atribuirá a esse problema e já não poderá tirar o diagnóstico da cabeça porque está plantado em seu inconsciente

A princípio o placebo e o NOCEBO se relacionam com o mesmo efeito, só que um é positivo e outro é negativo, enquanto ambos nos afetam onde menos podemos controlar: o nosso inconsciente.

(fonte: https://br.noticias.yahoo.com/)

terça-feira, 11 de agosto de 2015

OS MERIDIANOS DE ACUPUNTURA E OS CHAKRAS


Os meridianos são canais de energia que percorrem todo o nosso organismo em diferentes níveis de profundidade. Cada meridiano está associado a um órgão ou víscera, traduzindo o estado fisiológico em que este se encontra. O fluxo de energia deve fluir harmoniosamente em todos os meridianos para que o indivíduo mantenha seu estado saudável. Caso ocorra a estagnação em algum meridiano, o bloqueio causará o desequilíbrio de outros canais, evoluindo para a doença do corpo físico.

Onde vários meridianos se encontram, existe um fluxo muito grande de energia, que pode ser sentido pela imposição das mãos de pessoas treinadas e sensíveis. As principais aglomerações de meridianos em nosso organismo são conhecidos pela literatura oriental e espiritualista como Chakras.

Os chakras são o resultado do cruzamento de vários meridianos, e a energia conduzida por esses canais fazem com que os chakras girem, ditando a direção do fluxo energético. Por este motivo é importante que todos os meridianos estejam em bom funcionamento para garantir o equilíbrio desses centros de energia.

Os chakras principais são em número de sete e acompanham a coluna dorsal, estando diretamente relacionados à nossa percepção extra-sensorial, sendo que o desenvolvimento de cada um deles nos proporciona uma faculdade especial. São às vezes chamados de “plexos”, “rodas”, “centros energéticos”, segundo diferentes tradições.

Em suma, os chakras são captadores e transmissores de energia, servindo de receptores e transmitindo todas as informações advindas dos planos sutis. As vibrações que podem modificar nosso ser e nosso ambiente são emitidas através desses centros. São eles também que retêm e retransmitem nossos bloqueios e nossas angústias. Estão ligados às glândulas endócrinas e, por seu intermédio, determinam nossa condição física e nossa vontade de viver.

Conhecendo e entendo o funcionamento do nosso organismo somos capazes de prevenir doenças, e assim evitamos a dor e o sofrimento, já que certamente estas são o resultado da desarmonia entre nossos corpos, e se manifestam primeiramente em nosso estado mental para depois serem expostas em nossa maneira de pensar, sentir e agir.

(fonte: http://www.sgi.org.br/)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ACUPUNTURA PARA DOR NO PESCOÇO: ISSO FUNCIONA?

Dor crônica no pescoço (cervical) é um dos problemas de dor mais comuns enfrentados por estudantes e trabalhadores de escritório.

Muitas vezes, passar horas em uma mesa todos os dias, combinado com maus hábitos posturais, é a causa da dor. Para outros, lesões esportivas  e o colchão ou travesseiro errados podem desencadear a dor. 

Independentemente do que causou o início da dor, muitas pessoas encontram alívio com a acupuntura, quando aparentemente nada mais ajudou. 

Pesquisadores científicos têm realizado ensaios clínicos sobre o uso da acupuntura para dor cervical  desde a década de 1980,  ea maioria destes estudos têm confirmado que a acupuntura é segura e eficaz.

Um recente estudo piloto (publicado 30 de outubro de 2013 no British Medical Journal) realizado no Centro Médico da Universidade Kyunghee em Seul, Coréia, descobriu que a acupuntura três vezes por semana é  tão eficaz como 80 mg de antiinflamatórios tomados diariamente para a dor crônica no pescoço.

Uma meta-análise de estudos incluindo 17.922 pacientes, publicada em Complementary & Alternative Medicine (magazine, EUA), mostrou que a acupuntura é eficaz para o tratamento de dores nas costas e pescoço, osteoartrite e dores de cabeça crônicas. Os pacientes que receberam a acupuntura tiveram notavelmente melhores resultados do que os pacientes que não a fizeram. 

Um estudo bastante intrigante publicado no Jornal Australiano de Acupuntura e Medicina Chinesa testou a eficácia da acupuntura em pontos de acupuntura distal nas mãos para o tratamento de dor de cervical crônica através dos meridianos da vesícula biliar e bexiga. Houve um total de 60 pacientes do estudo (30 no grupo de tratamento e 30 no grupo controle que receberam pontos não relacionados). Os do grupo de tratamento experimentaram alívio dramático da dor durante o período de tratamento de 3 semanas. O grupo controle não relatou melhora.

Um grande estudo conduzido na Alemanha e publicado no Jornal da Associação Internacional para o Estudo da Dor descobriu que os pacientes com dor cervical crônica com duração de mais de seis meses experimentaram alívio de longo prazo considerável com a acupuntura, em comparação a um grupo controle recebendo cuidados médicos convencionais e não a acupuntura. Um total de 14.161 pacientes participaram do estudo, e foram 10.395 pacientes que optaram por receber tratamento de acupuntura (não randomizado). Além disso, 1.880 pacientes foram randomizados para receber acupuntura, e 1.886, foram aleatorizados para o grupo de controle. Os grupos de acupuntura foram tratados até quinze vezes em três meses com acupuntura; o grupo controle recebeu cuidados médicos convencionais. O grupo de acupuntura não-randomizado experimentou dor mais grave no início do estudo. Ambos os grupos de acupuntura relataram maior alívio da dor do que o grupo controle, seis meses após o início do estudo.

Enquanto os numerosos estudos científicos sobre a eficácia e segurança da acupuntura têm variado em metodologia e número de pacientes recrutados - e nenhum dos estudos têm sido impecável em design - os resultados de forma consistente suportam o uso da acupuntura para alívio de longo prazo da dor cervical crônica. Já que a acupuntura é uma modalidade de tratamento de custo viável (estando, inclusive, já disponível no Sistema Único de Saúde - SUS) e que é relativamente livre de efeitos colaterais, seria prudente para os profissionais médicos recomendar a acupuntura para pacientes com dor cervical antes de prescrever medicamentos potencialmente viciantes e procedimentos cirúrgicos de risco.

Fontes: 
1) http://aim.bmj.com/content/early/2013/10/30/acupmed-2013-010410.short 
2) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles / PMC3373337 / 
3) http://www.painjournalonline.com/article/S0304-3959%2806%2900264-8/abstract

O QUE ESTÁ EM SUA CAIXA?


Se você é como a maioria das pessoas, antes de comprar ovos no supermercado, você abre a embalagem para verificar se há cascas quebradas, correto? Você provavelmente não fica muito surpreso quando você se depara com um ovo rachado ou dois e você simplesmente continua a sua pesquisa, tornando a embalagem anterior inútil. Conforme você avança, você percebe que algumas caixas contêm um ovo quebrado, outras contêm 2, e outras ainda têm 3 ou mais. Finalmente, você encontra o que você está procurando, uma caixa com uma dúzia de ovos perfeitos dentro.

Por que você passa pelo processo de abertura de cada caixa? Porque você não consegue saber o conteúdo, olhando apenas para a embalagem em seu exterior. Cada caixa parece idêntica a partir do exterior, mas pode ser muito diferente do lado de dentro. Escolher aleatoriamente qualquer embalagem sem saber o que está dentro seria um risco tolo e desnecessário.

O corpo é como a nossa caixa de ovos. Muitas vezes, nosso corpo é tão bom a compensar os desequilíbrios, que o que pode parecer saudável e em equilíbrio a partir do exterior pode realmente estar mascarando problemas ou sintomas subjacentes. Se não forem identificados, esses desequilíbrios podem levar a doenças crônicas, degeneração e doença.

Quando se trata de nossa saúde, nós fomos ensinados que o que você vê e sente é o que você recebe. Se as coisas parecem bem por fora e você não tem quaisquer sintomas, você deve ser saudável, certo? Sabemos que este não é o caso. Muitas doenças e distúrbios como o câncer e doenças cardíacas não têm sintomas ou sinais de alerta até que a doença esteja em estágio avançado. Desequilíbrios não são diferentes.

Desequilíbrios de energia nos meridianos em nosso corpo são conhecidos como "problemas silenciosos". Eles muitas vezes passam despercebidos, porque muitas vezes eles são indolores e revelam poucos sinais ou sintomas externos, mas que afetam todo o sistema energético de seu corpo. Muito antes de qualquer doença se apresentar fisicamente, ela já pode ser verificada energeticamente.

Se há ovos rachados suficientes em uma caixa, e eles são deixados dentro por muito tempo, eventualmente, eles vão começar a revelar-se. Da mesma forma, os desequilíbrios não corrigidos acabarão por mostrar-se como sintomas e doenças. 

A única maneira de saber com certeza se você tem ou não desequilíbrios energéticos, quer seja para esperar que sua caixa se apresente em forma de sintomas, ou para abrir a caixa e olhar para dentro é com um exame de acupuntura. Muitas vezes, o seu acupunturista irá diagnosticar os desequilíbrios que ainda não se apresentaram fisicamente, por sentir seu pulso e avaliar sua língua - que são dois dos métodos de avaliação energética utilizados na Medicina Tradicional Chinesa.

Se você não quer perder R$ 4,00 em uma caixa de ovos, você certamente não deve arriscar o seu bem mais precioso e inestimável: sua saúde! 

Marque uma consulta hoje - Riyue Terapias - (21) 2225-7756