quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cresce o uso da acupuntura no tratamento de diversas dores


Resultado de imagem para pain acupuncture

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 30% da população mundial sofrem com dores crônicas. Além disso, estima-se que metade desse total já apresenta algum tipo de comprometimento de suas atividades rotineiras. E que boa parte desses pacientes já tentou diversos tipos de tratamento para suas dores, sem obter sucesso. Porém, nos últimos anos, a acupuntura vem se consolidando como um tratamento eficaz e cada vez mais popular para tratar diversos tipos de dores que atacam o corpo humano no dia a dia, como lombalgias (dores lombares), cefaleias, ombralgias (dores nos ombros), cervicalgias (dores na coluna cervical), hérnias discais, tendinites (inflamação dos tendões) e cólicas, entre outras.

“A acupuntura funciona como um poderoso analgésico e anti-inflamatório no tratamento destas dores. Quando inserimos as agulhas nos canais de energia, os chamados Meridianos, o corpo humano recebe estímulos que trarão o equilíbrio à pessoa e, com isso, podemos reduzir em até 100% alguns tipos de dores”, explica a fisioterapeuta Tatiana Dumaresq. Segundo ela, os pacientes que a procuram para fazer tratamentos de acupuntura cresceram 50% no último ano e, do total de atendimentos mensal da clínica nesta área, cerca de 70% referem-se à busca de alívio para os diversos tipos de dores.

Além disso, a eficácia da acupuntura no tratamento das dores vem sendo comprovada com novos estudos científicos nos últimos tempos. Um estudo divulgado na revista Nature Neuroscience, por exemplo, trouxe novas informações sobre o tema, pois experiências com ratos conduzidas pelo Dr. Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, mostraram como a acupuntura ativa os receptores que aliviam a dor.

Os níveis de adenosina, um analgésico natural, aumentaram no tecido próximo ao local onde as agulhas de acupuntura foram colocadas. Os pesquisadores realizaram um procedimento de 30 minutos nos joelhos de um rato que sentia desconforto nas pernas. Em ratos com níveis normais de adenosina, a dor foi reduzida em mais de 60%, quando estudados seus nervos sensitivos. Durante e imediatamente após o tratamento de acupuntura, o nível de adenosina no tecido perto das agulhas era 24 vezes maior do que antes do tratamento.

Outro trabalho confiável foi publicado no ano passado pela Associação Médica Americana. Foram avaliados 29 estudos clínicos em quase 18.000 pacientes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Suécia por cientistas do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, nos Estados Unidos. A acupuntura se mostrou superior no tratamento da dor crônica tanto em relação ao grupo que não recebeu nenhuma terapia quanto ao que recebeu acupuntura simulada (na qual as agulhas são introduzidas na pele, mas fora dos pontos específicos). Os resultados do estudo, coordenado pelo pesquisador Dr. Andrew Vickers, foram considerados como “as mais robustas evidências até hoje de que a acupuntura é uma boa opção para pacientes com dor crônica”.

De acordo com a Dra. Tatiana Dumaresq, a quantidade de sessões necessárias para o tratamento varia de acordo com o tipo de lesão do paciente e também do grau desta lesão. “Quanto mais cedo a pessoa procurar o tratamento, mais rápida será a recuperação. De uma maneira geral, podemos estimar que o tratamento completo possa levar entre 10 e 20 sessões, de acordo com o caso. Mas, na maior parte das situações, após o primeiro dia de aplicação já percebemos uma melhora significativa na intensidade das dores”, explica.

(Fonte: Jornal O Retrato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário